quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bi ci cle ta




Uma brisa no rosto.
Há quanto tempo eu não ando de bicicleta,ou melhor, há quanto tempo eu não passeio de bicicleta! Referia-me à real bicicleta, a que costuma ser usada como um transporte alternativo. As de academia não contam, afinal , pedalar, pedalar, pedalar, e ficar no mesmo lugar, não tem o mesmo princípio e finalidade para a qual a tradicional bicicleta foi criada, não é mesmo? Essas deveriam ser chamadas por máquinas de pedalar, tortura amena, enfim, qualquer outro nome, menos bicicleta.
Bicicleta se aprende a andar!
Dificuldades são superadas uma após a outra. Primeiro a força, para fazer girar o pedal , depois se livrar das rodinhas amigas, que dão suporte, tanto no controle quanto no equilíbrio.Algumas pessoas as deixam uma de cada vez, eu dei adeus às duas juntas! Sim, difícil. Demorou um pouco. Durou um final de semana. Foi no sítio dos meus avós, "Vale das princesas". É um lugar com muito espaço, muito verde, muita grama, acho que é esse o motivo por não me lembrar dos tombos, não deviam doer tanto. Um arranhão aqui, outro ali. Uma verdadeira prova de persistência. Ah se a gente agisse com cada um de nossos objetivos com a mesma determinação de um "pedalar sem rodinhas", ou tivesse a mesma coragem na vida de arriscar, às vezes cair , mas nem por isso desistir de levantar várias vezes como nos tombos pela falta de equilíbrio. Todo mundo aprende a andar de bicicleta quando novo, acredito ter uma razão para isso. Imaginem se aprendêssemos já "burros velhos", reclamaríamos a cada tombo e desistiríamos no segundo, diríamos que o problema era da bicicleta, ou ,por medo de nos machucarmos, nem tentaríamos tal "aventura".
Há quase dois anos tive uma experiência parecida. Anos sem lembrar da sensação que existe num passeio de bicicleta, senti uma brisa especial e me lembrei porque meus irmãos( Y. de 5 anos e T. e a C. de 3 anos) gostam tanto de pedalar, e porque outras pessoas não deixaram de lado essa atividade tão prazerosa. Como? Num passeio pelas ruas de Paris com a minha adorável prima L. . A bicicleta era uma daquelas que se alugam. Uma delícia! Me aventurei! Devo confessar que a paisagem ajudou para completar a magia.
Esses tipos de bicicletas foram instaladas aqui no Rio também, para a minha felicidade! Ainda não tinha tido a coragem de uma descobridora, e ainda não tenho , mas estou determinada a conseguir ! Eu quero isso para mim! É saudável.É lindo.É livre! Eu quero ser essa pessoa que compra pão ,vai à feira e guarda tudo na pequena cesta, que visita uma amiga, que vai à uma livraria, que vai à praia, que vai à lagoa, que vai ao cinema, que vai apenas "algum lugar"
de bicicleta.
Imagem: The Sartorialist.

3 comentários:

  1. http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popcampanha.shtml
    http://www.escoladebicicleta.com.br/
    Vou comprar uma bicicleta!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma leitora assídua do seu blog, digo leitora, pois gosto muito como você desenvolve cada tema.Não conhecia esse seu lado como escritora. Anteriormente li algo em que dizia que tem projetos de escrever um livro, dou a maior força, tenho certeza que será um livro muito gostoso de ler.
    Com carinho.
    Beijos
    Mirinha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, parabéns!
    Beijos,
    Albino

    ResponderExcluir